Biomédicos são importantes na luta contra a pandemia de COVID-19

Por Brunno Câmara - domingo, março 22, 2020

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.


Em meio à pandemia de COVID-19, vemos muitas pessoas parabenizar e reconhecer o trabalho dos profissionais da saúde, principalmente médicos e enfermeiros.

Apesar de eles estarem na linha de frente, existem outros profissionais que merecem ser lembrados.

Nós, biomédicos, somos importantes nessa batalha contra o SARS-CoV-2 pois atuamos na pesquisa, diagnóstico, além da saúde pública.

Atuamos na pesquisa

Quando o SARS-CoV-2 foi detectado pela primeira vez no Brasil, pesquisadores, dentre eles biomédicos, conseguiram sequenciar seu genoma completo em pouco tempo.

Isso foi importante para rastrear a origem do vírus.

Estudamos como o vírus age, como é transmitido, sua estrutura, possíveis vacinas e medicamentos.

Para que existam testes para o diagnóstico, é preciso muita pesquisa para o desenvolvimento de kits diagnósticos, como as metodologias de imunocromatografia e PCR.

Atuamos no diagnóstico

Quando um paciente tem suspeita de estar infectado com o SARS-CoV-2, é preciso fazer os exames para confirmar ou descartar a doença.

Com base nesses exames é que podemos saber com certeza quantas pessoas já foram infectadas com o vírus.

Muitos biomédicos trabalham nos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACEN) que estão autorizados a realizar os testes confirmatórios.

Enquanto médicos e enfermeiros estão cuidando do paciente, estamos nos laboratórios processando e analisando as amostras clínicas para liberar o resultado mais confiável e no menor tempo possível.

É com base nos exames realizados por nós que médicos irão basear suas condutas.

Como já falei aqui, muitas alterações laboratoriais podem ser preditoras de doença mais grave e uma ação precoce pode ajudar muito a salvar a vida dos pacientes.

Além disso, quando o paciente precisa de exames de imagem, como a Tomografia Computadorizada, as chances são grandes de que um biomédico é que irá realizar o exame e cuidar para que a qualidade do exame seja a melhor possível.

Atuamos na saúde pública e epidemiologia

O objetivo da epidemiologia é  promover, proteger e restaurar a saúde.

Podemos também trabalhar analisando e reportando os dados epidemiológicos da COVID-19, tanto a nível nacional, estadual e municipal.

Por meio desses dados, podemos estabelecer por exemplo as taxas de incidência e prevalência da doença, assim como a taxa de morbidade e mortalidade.

São esses dados que irão nortear a elaboração das políticas públicas em relação à pandemia, e direcionar às autoridades para onde focar os esforços para conter a disseminação do SARS-CoV-2.

Conclusão

Essas são algumas das nossas atuações frente à pandemia em que estamos vivendo atualmente.

Nos expomos ao risco para que a população tenha o melhor atendimento possível e que possamos passar por essa crise diminuindo as consequências causadas pela doença.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |