Novo antibiótico é descoberto usando a Inteligência Artificial

Por Brunno Câmara - quinta-feira, março 05, 2020

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.


A gente sabe que o surgimento de bactérias resistentes a antibióticos está cada vez mais rápido.

Para tentar superar esse desafio, pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), EUA, utilizaram um algoritmo de inteligência artificial para treinar uma rede de aprendizagem profunda (deep neural network) capaz de predizer moléculas com atividade antibacteriana.
Eles fizeram predições em múltiplos bancos de dados de compostos, analisando mais de 107 milhões de moléculas, e descobriram a HALICINA, uma molécula do Drug Repurposing Hub (hub de reaproveitamento de medicamentos).

A halicina diverge estruturalmente dos antibióticos convencionais e possui atividade bactericida contra um amplo espectro de patógenos, incluindo Mycobacterium tuberculosis e enterobactérias resistentes à carbapenêmicos.

Ela também tratou efetivamente infecções por Clostridioides difficile e por Acinetobacter baumannii pan resistente em modelos murinos.

Além da halicina, os pesquisadores descobriram mais oito substâncias antibacterianas que são estruturalmente distantes dos antibióticos conhecidos hoje em dia.

Agora, os eles estão planejando novos estudos com a halicina, trabalhando em conjunto com empresas farmacêuticas e organizações sem fins lucrativos na esperança de fazê-la disponível para o uso em humanos.

Leia o artigo na íntegra

Jonathan M. Stokes, Kevin Yang, Kyle Swanson, et al. A Deep Learning Approach to Antibiotic Discovery. Cell, 2020; 180 (4): 688 DOI: 10.1016/j.cell.2020.01.021

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |