Qual a diferença entre aumento de bilirrubina direta e indireta?

Por Brunno Câmara - segunda-feira, março 09, 2020

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.


A bilirrubina é produto da degradação do grupo heme, que está presente em maior quantidade na hemoglobina.

Quando hemácias velhas passam pelo baço, macrófagos as fagocitam e metabolizam o heme em bilirrubina não conjugada, ou indireta, que não é solúvel em água.
A bilirrubina indireta é então enviada para o fígado, que a conjuga com o ácido glicurônico, o que a deixa solúvel em água.

A maioria da bilirrubina conjugada (ou direta) vai para a bile e, então, para o intestino delgado.

Por que RNs saudáveis apresentarem icterícia?

Hiperbilirrubinemia

Então, as duas explicações para aumento de bilirrubina sérica são:

  1. O organismo está produzindo muita bilirrubina (geralmente por causa de hemólise); ou
  2. O organismo não está conseguindo remover a bilirrubina (geralmente por causa de obstrução das vias biliares, doença hepática ou distúrbio hereditário no processamento da bilirrubina).

O laboratório libera a quantidade de bilirrubina total, assim como a quantidade de bilirrubina indireta e direta.

Indireta

Se uma pessoa tem aumento na bilirrubina, e a maioria é indireta (não conjugada), significa que ela ainda não passou pelo fígado.

O problema pode ser devido a uma grande quantidade de heme na circulação e o fígado não consegue metabolizar na mesma velocidade.

Pode ser também algum problema com a capacidade de o fígado conjugá-la, como por exemplo na Síndrome de Gilbert, em que há deficiência de uma enzima necessária para sua conjugação.

Resumo: Metabolismo da bilirrubina - download

Direta

Se o aumento da bilirrubina é devido principalmente à parte conjugada (direta), significa que o processo de conjugação ocorreu.

Então deve ser algum problema prevenindo a secreção de bilirrubina na bile, como por exemplo hepatite e obstrução biliar, e com isso a bilirrubina acumula-se no sangue.

Referência

Singh A, Jialal I. Unconjugated Hyperbilirubinemia. [Updated 2019 Nov 6]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2020 Jan-.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |