O que são bastões de Auer

Por Brunno Câmara - segunda-feira, maio 11, 2020



📚🔬 Apostilas e Livro Digitais

Utilize nossas apostilas digitais como material complementar aos seus estudos - hematologia, anemias, leucemias, uroanálise, parasitologia e líquor.



Bastões, ou bastonetes, de Auer são inclusões citoplasmáticas cristalinas formadas por grânulos azurófilos (lisossomos fundidos).

Receberam esse nome por causa do médico e pesquisador John Auer. Porém, foram reconhecidos primeiramente por Thomas McCrae.
Baseado na sua microscopia eletrônica, em 1977, concluiu-se que a formação do bastão de Auer é causado por defeitos na formação, agregação e concentração de grânulos de peroxidase nos blastos leucêmicos.

Leucemia Mieloide Aguda

A presença de bastões de Auer é patognomônica de diferenciação mieloide dos blastos leucêmicos.


São encontrados principalmente na Leucemia Promielocítica, também chamada de LMA-M3 pela classificação FAB.

Mas também são encontrados em outros subtipos de LMA, como a LMA-M1, -M2, e M4.

Faggot cells

Em casos de Leucemia Promielocítica hipergranular é possível encontrar promielócitos com inúmeros bastões de Auer, sendo chamados de Faggots cells.


Além dos blastos

Apesar de ser muito raro, é possível encontrar bastões de Auer em células diferenciadas, como neutrófilos segmentados e mielócitos.

Lâmina de mielograma, corada com May-Grunwald-Giemsa. Fonte: ver referência abaixo.

Isso sugere uma assincronia de maturação, em que a maturação do núcleo ocorreu mas os grânulos no citoplasma são similares de células mieloides imaturas.

Referência

Singh MK, Gupta R, Surabhi K, Rahman K. Auer rods in polymorphs in a case of acute myeloid leukemia. Clin Cancer Investig J 2015;4:476-8.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (área de concentração: virologia). Coordenador e docente do curso de pós-graduação em Hematologia e Hemoterapia da AGD Cursos. Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |