Como identificar linfócitos atípicos

Por Brunno Câmara - segunda-feira, setembro 10, 2012


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits


O linfócito atípico é um leucócito não maligno que pode ser encontrado no sangue periférico em resposta a alguns estímulos antigênicos. Nos locais de inflamação ele atua como os linfócitos normais, desempenhando um papel na resposta imune.

Ele apresenta variações nos detalhes morfológicos e nas características dos marcadores de superfície. Em algumas situações ele é facilmente identificado como sendo uma célula intermediária entre o linfócito e o plasmócito.

A morfologia é variável caso a caso: o tamanho é aumentado, a forma pode mostrar periferia angulosa com aspecto recortado ou poliédrico, citoplasma abundante variando desde azul escuro até cinza pálido, com condensação da basofilia na periferia da célula e eventual microvacuolização; o núcleo de forma variada pode ter localização excêntrica, eventual imagem de nucléolo, lobulação, e cromatina fina e delicada.

Estudos anteriores indicavam ser estas células tanto do tipo B quanto T. Os estudos mais recentes sugerem que estes linfócitos atípicos são linfócitos T ativados produzidos em resposta a linfócitos B infectados.

MONÓCITOS
Têm núcleo irregular apresentando cromatina delicada. Citoplasma abundante com alguns vacúolos.

Vamos ver se você consegue identificar essas quatro células:

RESPOSTA

Dica do Carllos Andrew

Fontes: IACS e PNCQ

topblog1

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior dos cursos de graduação em Biomedicina e Farmácia. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestrando no Programa de Pós-graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - UFG (IPTSP-UFG). Coordenador e docente do curso de pós-graduação em Hematologia e Hemoterapia da AGD Cursos. Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.

  • Compartilhar:

Artigos relacionados

2 comentários

  1. por acaso ao pesquisar sobre linfocitos atipicos cai nesta pagina onde o autor é graduado em biomedicina e farmacia!
    tenho interesse em cursar farmacia apos me termino em biomedicina. se pudessemos trocar uma ideia para me aconselhar ou uma resenha para sanar minhas duvidas eu agradeceria demais.
    opbrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, na verdade sou graduado em biomedicina. Sou docente dos cursos de farmácia e biomedicina.

      Excluir

Não temos interesse em publicar nada que nos ofenda ou ofenda outros visitantes. Só são aprovados textos que valorizem o que fazemos aqui e que podem ajudar outras pessoas, agregando valor ao conteúdo. O comentário precisa ser útil!