Utilização do CA-125 como marcador tumoral

Por Brunno Câmara - terça-feira, fevereiro 25, 2020

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.


O CA-125 (cancer antigen 125) é uma proteína de membrana, presente na superfície ocular (incluindo a córnea e conjuntiva), no trato respiratório e no epitélio do sistema reprodutivo feminino.

Ele foi descoberto em 1981, por meio da detecção com anticorpo monoclonal murino (OC125).
O CA-125 recebeu esse nome por que o OC125 foi o 125º anticorpo produzido contra uma linhagem de células cancerígenas ovarianas que estavam sendo estudadas.

Marcador tumoral

O CA-125 é encontrado em um grande percentual dos tumores ovarianos não mucinosos de origem epitelial e pode ser detectado no soro.

Ele não é encontrado na superfície epitelial de ovários normais (adulto e fetal).

Em tecidos de origem adulta, a presença de CA-125 foi demonstrada no epitélio do oviduto, endométrio e endocérvix.

Inespecífico

Porém, níveis elevados também podem ser encontrados em doenças ginecológicas benignas como cistos ovarianos, metaplasia ovariana, endometriose e cervicite.

Elevações leves podem ser encontradas no início da gravidez e outras doenças como pancreatite, insuficiência renal, doenças autoimunes e gastrointestinais.

Apesar de os maiores níveis de CA-125 serem encontrados em pacientes com carcinoma ovariano, valores elevados podem ocorrer em outras malignidades do endométrio, mama, TGI, pulmão, entre outras.

O CA-125 é um marcador relativamente inespecífico. Mesmo assim, é um importante marcador tumoral para monitorar a terapia e progressão de pacientes com carcinoma ovariano seroso.

Referência

University of Florida Health Pathology Laboratories. Cancer Antigen (CA) 125.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |