Tudo o que o Biomédico precisa saber sobre Protrombina e Trombina

Por Brunno Câmara - quinta-feira, maio 26, 2022

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.


A protrombina é uma proenzima (zimogênio) que quando clivada dá origem à trombina, enzima ativa com atividade serino protease (cliva ligações peptídicas).

Estrutura

O peso molecular da protrombina é de cerca de 72 kDa. Seu gene está localizado no braço curto do cromossomo 11 (11p11-q12).

Ela é composta de quatro domínios:

  • 1 domínio Gla (N terminal)
  • 2 domínios Kringles
  • 1 domínio serino protease semelhante à tripsina (C terminal)

Síntese

A protrombina (também conhecida como Fator II) é produzida pelo fígado e modificada por uma reação dependente da Vitamina K.

A vitamina K atua na carboxilação de resíduos de glutamato da proteína para formar γ-carboxiglutamato (Gla). 

O domínio Gla tem alta afinidade de ligação ao Cálcio. Na presença desse, os resíduos Gla promovem a ligação da protrombina na membrana fosfolipídica celular.


No plasma, após um dano endotelial, o Fator X ativado (FXa) cliva a protrombina em dois sítios dando origem à trombina (Fator IIa).

Essa reação é potencializada pela ligação do FXa ao Fator V ativado (FVa), formando o complexo protrombinase (FXa + FVa).

O complexo protrombinase cliva os domínios Gla e Kringles, deixando somente o domínio serino protease, que é a trombina ativa.

Função da trombina

Na coagulação, a trombina converte:

  • FXI em FXIa
  • FVIII em FVIIIa
  • Fibrinogênio (FI) em Fibrina (FIa)
  • FXIII em FXIIIa

Além disso, ela promove ativação e agregação plaquetária via ativação de receptores ativados por proteases (PAR) presentes na membrana das plaquetas.

Já expliquei em detalhes aqui como ocorre a conversão de fibrinogênio em fibrina.

Feedback negativo

A trombina também atua na ativação da Proteína C (PC), um dos anticoagulantes naturais do organismo.

Tudo o que um biomédico precisa saber sobre a Proteína C

Para isso, ocorre a formação de um complexo composto por PC, trombomodulina, trombina e o receptor de PC nas células endoteliais (EPCR).

Após a clivagem pela trombina, o peptídeo ativado é liberado dando origem à Proteína C ativada (PCA).

Quando junto a seus cofatores, a PCA proteoliticamente inativa FVa e FVIIIa de maneira dependente de cálcio e membrana.

Com a inativação desses dois fatores, a formação de trombina diminui, prevenindo a coagulação e potencialmente a trombose.

A trombina também é inativada pela antitrombina (AT III), uma pequena glicoproteína inibidora de serino proteases (serpin).

Tempo de protrombina (TP ou TAP)

O TP é um teste laboratorial de triagem para avaliar as vias extrínseca e comum da coagulação.

Portanto, avalia os seguintes fatores da coagulação: FVII, fibrinogênio, protrombina, FV e FX.

O objetivo é verificar como está a atividade desses fatores na formação de fibrina em pacientes com problemas de coagulação, como doença hepática, uso de varfarina e deficiência de vitamina K.

Tempo de trombina (TT)

O TT é um teste laboratorial em que há adição de trombina purificada no plasma do paciente para verificar a capacidade e tempo de conversão de fibrinogênio em fibrina.

O objetivo é verificar se há anormalidades quantitativas e qualitativas do fibrinogênio.

Referências

Wolberg AS. Determinants of fibrin formation, structure, and function. Curr Opin Hematol. 2012 Sep;19(5):349-56. doi: 10.1097/MOH.0b013e32835673c2. PMID: 22759629.

Davie EW, Kulman JD. An overview of the structure and function of thrombin. Semin Thromb Hemost. 2006 Apr;32 Suppl 1:3-15. doi: 10.1055/s-2006-939550. PMID: 16673262.

Di Cera E. Thrombin. Mol Aspects Med. 2008 Aug;29(4):203-54. doi: 10.1016/j.mam.2008.01.001. Epub 2008 Feb 1. PMID: 18329094; PMCID: PMC2491495.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |